Wolxheim Riesling 2019, Lissner

Estabelecida em 1848 e sediada em Wolxheim, a cerca de 20 quilômetros de Estrasburgo, a Lissner segue sendo uma vinícola familiar, gerida por Bruno e Théo Schloegel, pai e filho. Em uma região vinícola onde diversos métodos mais integrados de agricultura predominam (sobretudo orgânica e biodinâmica), esta domaine decidiu assumir um rumo ainda mais alternativo.

Optou por seguir os princípios do método Fukuoka, também chamado de agricultura natural. De forma geral, este método trabalha com permacultura, segundo quatro princípios básicos: Não arar a terra, não usar adubos ou fertilizantes, não retirar ervas daninhas ou usar herbicidas e, finalmente, evitar completamente o uso de pesticidas.

O Wolxheim Riesling 2019 foi elaborado a partir de diversas parcelas espalhadas nas cercanias de Wolxheim, boa parte delas de orientação sudeste e plantadas em solos calcários (Muschelkalk) e argilo-calcários. Após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de inox, onde o vinho permaneceu por um ano com suas lias. Tendo recebido certificação orgânica (Ecocert), o vinho foi engarrafado sem colagemfiltração ou adição de sulfitos.

Degustando

Uma agradável surpresa, sobretudo por conta de sua verticalidade e tensão, um vinho que certamente agrada a quem aprecia um estilo de Riesling mais seco e de maior acidez. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas cítricos (limão tahiti) e de maçã verde, acompanhados por notas de giz, leve redução (pólvora) e damasco.

No palato, um Riesling que representou bem as características de seu solo e estilo de vinificação. Apesar de 14% de álcool, mostrou ótimo equilíbrio de boca, resultado de sua acidez cortante e corpo médio. Daqueles Rieslings secos e salinos, com muita tensão e boa textura. Mesmo sem ser um vinho amplo ou profundo, aparece como uma alternativa interessante para quem não aprecia Rieslings com maior teor de açúcar residual. Pode ser encontrado no Primitivo, em São Paulo, onde é vendido por R$ 300.

Nome do VinhoWolxheim Riesling Safra2019Produtor LissnerEnólogosBruno Schloegel, Théo Schloegel Uva RieslingSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,1%Sede da VinícolaWolxheim (Alsace) DenominaçãoAlsacePaísFrançaAgriculturaOrgânica certificada, NaturalVinificaçãoNaturalImportador no BrasilPrimitivo

O post Wolxheim Riesling 2019, Lissner apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *